26/10/2011

Relator entregará parecer sobre 3 mil emendas ao Plano Nacional de Educação

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 5457/09, do Senado, que veda a cobrança de inscrição no vestibular de instituições públicas federais para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A proposta também prevê inscrição gratuita para candidatos cuja renda familiar seja de até dois salários mínimos.

O relator, deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), foi favorável à matéria. “A medida orienta-se pela equidade, de forma que todos, independentemente de sua condição financeira, possam concorrer às vagas oferecidas”, disse.

Ele lembra que a Constituição prevê, como dever do Estado, a garantia de acesso aos níveis mais elevados de ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um. Além disso, o deputado destaca que o Plano Nacional de Educação (PNE) estabeleceu, como objetivo, a expansão das vagas e ampliação do acesso ao nível superior.

Tramitação

A proposta, de caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

HAJE, Lara; SILVEIRA, Wilson.  Relator entregará parecer sobre 3 mil emendas ao Plano Nacional de Educação. Agência Câmara de Notícias. Disponível em: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/204246-COMISSAO-APROVA-INSCRICAO-GRATUITA-EM-VESTIBULAR-PARA-ALUNOS-DE-ESCOLA-PUBLICA.html. Acesso em: 26/10/2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More