02/08/2012

Greve em universidades federais deve ter fim parcial

Marinalva Oliveira (presidente do Sindicato Nacional
dos Docentes e Instituições de Ensino Superior)
A greve das universidades federais, iniciada há mais de dois meses, sofreu um racha ontem. A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais (Proifes), entidade que representa 6 das 57 instituições que paralisaram suas atividades, aceitou a proposta do governo e assina hoje um acordo para por fim ao movimento. 

"O fim da greve vai depender de cada sindicato, depois que assembleias locais forem realizadas", afirmou o presidente da entidade, Eduardo Rolim. Por enquanto, apenas a Universidade Federal de São Carlos, em assembleia, decidiu acatar a proposta do governo, o que pode representar um sinal de que a paralisação poderá acabar na instituição.

Para justificar a decisão, a Proifes apresentou uma pesquisa feita pela internet, com cerca de 5 mil professores. O acordo foi anunciado depois de uma reunião de mais de duas horas entre representantes dos ministérios do Planejamento e da Educação com integrantes de associações que participam do movimento grevista e arrancou protestos das demais entidades.

"Esse acordo não tem representatividade. A greve vai continuar. Vamos ver quem tem mais força neste processo", afirmou a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes e Instituições de Ensino Superior, Marinalva Oliveira. 
O secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, deu essa etapa de negociação com encerrada. Ele firmou que o governo deverá enviar para o Congresso, sem alterações, a proposta com novo plano de carreira para professores universitários apresentada semana passada para o movimento grevista.


FORMENTI, Lígia. Greve em universidades federais deve ter fim parcial. Estado de Minas. Disponível em:  http://www.estadao.com.br/noticias/geral,greve-em-universidades-federais-deve-ter-fim-parcial,909496,0.htm. Acesso em: 02/08/2012.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More